sábado, 4 de agosto de 2012
A lenda do Urutau ( português)
Na época do Brasil-Colônia, no meio de uma vila, existia uma moça chamada Lola. Ela era muito feia, com cara de coruja, e por isto não conseguia arranjar namorado. Como ela era triste, sempre saía à noite com um capuz que cobria-lhe o corpo e o rosto.
Uma certa noite, um rapaz caiu do cavalo no bosque perto da casa de Lola. Então, no meio da escuridão a moça resolveu ajudar ao homem que, encantado com sua gentileza, naquela noite muito escura, a pediu em casamento. Mas, naquele exato momento, a Lua surgiu iluminando o rosto da donzela e mostrando sua feiúra. Então, o cavaleiro, muito assustado, saiu correndo.
Desta maneira, a jovem cantou:
- Foi, foi, foi, foi...
Algum tempo depois apareceu uma bruxa na casa de Lola e esta contou à feiticeira tudo o que aconteceu e pediu para que a transformasse em uma coruja, de uma vez, para que pudesse correr atrás de seu amado fujão. Então a bruxa transformou a donzela em uma coruja cor de madeira. Porém esta ave não achou seu pretendente. Assim ela voltou e pediu para a feiticeira que a transformasse em mulher novamente. Desta maneira a bruxa exclamou:
- Nada posso fazer, sua urutau!
É por isto, que quando a Lua surge no céu, o urutau solta aquele grito que diz:
- Foi, foi, foi, foi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário